Smite deus Thoth Skin Vizier

Lista de Termos – Palavras – Siglas mais comuns em Smite

Tem jogado Smite e ficado perdido com os termos e siglas que a galera usa? Seus problemas acabaram!!!

Fizemos um compilado BRUTO, tipo super combo mesmo, com os termos / palavras / siglas mais usados pela comunidade de Smite. YEY! E para fazer essa lista usamos nosso próprio conhecimento do jogo, pesquisas em fontes oficiais de Smite e bisbilhotadas em fóruns e grupos dedicados ao jogo. Então assim, achamos seguro dizer que temos aqui um material consistente e crível. 😉

Na lista abaixo vocês verão que colocamos alguns termos mais comumente usados pela galera norte americana, claro que seguido da tradução e significado, e também outros termos ‘de casa’, saídos diretamente do imaginário huezero Brasuka.

Sugerimos a qualquer jogador de Smite que familiarize-se com cada termo / palavra / sigla em português e TAMBÉM em inglês. Afinal, a comunidade de Smite é majoritariamente estrangeira, assim os termos em inglês são mais comuns.

A lista está em ordem alfabética e é um processo em andamento. Assim que tivermos mais conteúdo, somamos nesse compilado.

GGWP!

 


Dicionário com os termos mais comuns do universo Smite

** Última Atualização: 21 de Novembro de 17.

 

> A

AA / AutoAttack: Auto Ataque. São os ataques básicos, ou seja, os ataques simples de cada deus sem o uso de uma habilidade;

ADC / Attack Damage Carry: Carregador em Dano de Ataque. Seria a pessoa que mais fez dano de ataque, consequentemente kills, e assim “carregou” o time na partida. Há um porém aqui; Apesar de dano de ataque (attack damage) ser um termo comum em MOBAs, utilizá-lo em Smite não é tecnicamente correto porque o jogo não contabiliza / não tem essa estatística. Portanto, uma interpretação genérica aceita é considerar ADC qualquer deus com potencial carry, ou seja, deuses que façam ataque básico de longa distância e com potencial de alto dano, o que pode levá-los a ter mais kills e carregar o time para a vitória. Em outras palavras, é comumente considerado ADC qualquer deus da classe caçador e os dois pseudo caçadores mágicos: Sol e Chronos;

AFK / Away From Keyboard: Longe do Teclado. Indica alguém que apesar de estar na partida está parado / sem jogar no momento;

Aggro: Atrair para determinada área os minions / monstros da selva / harpias, etc. do jogo ou ainda atrair para si o ataque automático de objetivos. Por exemplo: Dar aggro em uma torre adversária é atrair para si o dano dela ao ser o primeiro a entrar na sua área de ataque ou ao atacar um deus inimigo dentro desta área;

To have tower aggro means the tower is targeting (and so attacking) you. You can lose tower aggro by stepping out of range of the tower. You can gain tower aggro by being the first to step within tower range. Or if you enter within range of the tower, say after your minions, then you can still get tower aggro by attacking an enemy god while under the tower.

AoE / Area of Effect: Área de Efeito. A área de efeito de uma habilidade ou item;

Attack Speed: Velocidade de Ataque / Cadência. Uma estatística que determina quantos ataques básicos um personagem consegue dar em um segundo. Pode ser aumentado através de ganho de levels, comprando itens, uso de buffs e aura de aliados;

Aura: A área de efeito de um item ao redor do personagem que o usa. Malha Mística, por exemplo, possui uma aura que confere dano mágico a todos os adversários em um diâmetro específico ao redor do personagem usando-a;


> B

Backdoor: Porta dos Fundos. Atacar uma estrutura ou Titã sem uma onda de minions para dar suporte (e normalmente enquanto o time adversário está distraído com outra coisa). Estratégia mais frequentemente utilizada com o auxílio da habilidade de certos deuses que atraem os ataques da estrutura enquanto o time a derruba, como os gatos do ultimate da Bastet, por exemplo;

Back Line: Linha de Trás. Refere-se ao posicionamento dos deuses de um time em uma team fight. Normalmente carregadores e magos ficam na linha de trás dando dano nos adversários enquanto aliados com mais resistência fazem a linha da frente provocando o time adversário, fazendo-os gastar seus kits e impedindo que o inimigo avance no resto do time;

Bait: Isca / Fisgar. Fazer o adversário achar que está na vantagem e ficar confiante diante alguma situação, então emboscá-lo em uma situação muito desfavorável para ele. Um exemplo é quando um jogador com pouca vida atrai um adversário com vida cheia para dentro da selva, porém o time aliado está lá à postos e só esperando para matar o jogador inimigo;

Beads: Termo encurtado de Purification Beads, a famosa relíquia Pedra da Purificação. Essa relíquia liberta um deus de qualquer efeito de controle por um curto período de tempo. Conhecida também como Puri na comunidade brasileira de Smite;

BM / Bad Manner / Bad Mouthing: Sem Maneiras. Quando um jogador começa falar mal do outro de maneira agressiva, xingar e criticar de forma totalmente desnecessária e não construtiva. Em outras palavras, quando um jogador age de maneira tóxica;

Body Block: Bloquear com o Corpo. Bloquear com o próprio corpo o movimento de um deus adversário ou aliado ou ainda servir de escudo humano para os ataques do inimigo;

Boxing: De Boxe, a luta. Quando dois jogadores se vêem numa posição 1 versus 1 e fazem uso de tudo que tem: kits, itens, ataques básicos; Duelando sozinhos até a morte ou a fuga de algum deles. No modo Conquista ocorre com mais frequência na solo lane e na duo lane quando o suporte está rotacionando;

BRB / Be Right Back: Significa Já Volto;

Bruiser: ‘Machucador’. Refere-se a build de guerreiros ou guardiões que mescla dano e proteção e ao estilo de jogo de tanky ofensivo;

Buff – dentro do jogo: Vantagem que os buff camps oferecem para o deus ou time que der o last hit nele;

Buff Camps: Nome dado às áreas na selva guardadas por algum NPC ofensivo. Matá-los fornece vantagem para o deus ou time que der o last hit;

Buffs / Buffar – notas de atualização: Quando um item ou deus recebe alguma atualização que o faz ficar mais forte ou com mais vantagens do que anteriormente;

Build: Nome dado ao conjunto de itens equipáveis por um deus durante a partida;

Burst / Burst Damage: Dano Explosivo. Nome dado a um dano enorme e rápido ocasionado pelas habilidades de alguns deuses da classe mago. Cila, por exemplo, pode alcançar um burst de 1500 de dano em menos de um segundo com uma/duas habilidades acertadas e a build certa;


> C

Carry: Carregador. Título dado ao jogador com potencial para ou que dá mais dano e faz mais kills na partida. O nome é uma alusão ao fato dele “carregar” o time para a vitória;

CC / Crowd Control: Controle de Multidão. Efeito de controle em área que alguns deuses aplicam com a suas habilidades. Um personagem sob efeito de controle fica incapacitado durante um determinado período de tempo, tornando-se vulnerável ao ataque dos adversários; Um exemplo de deus com muito controle é o Kumbhakarna;

CC Hard: Controle de Multidão Forte. Esse tipo de controle incapacita completamente o alvo, o impedindo de efetuar certas ações como mover-se ou usar alguma habilidade. Banir (Freya, Janus….), Desarmar (Bellona, Ah Muzen Cab…), Desorientar (Mercúrio), Medo (Hades, Hun Batz…), Agarrar (Fenrir, Hercules…), Intoxicar (Baco), Empurrar (Onuris, Sun Wukong…), Jogar para o Alto (Geb, Jing Wei…), Loucura (Serqet), Mesmerizar (Apollo, Raijin…), Puxar (Da Ji, Susano…), Silenciar (Nox, Ganesha…), Atordoar (Agni, Chronos…), Provocar (Atena, Erlang Shen…), Tremer (Cabrakan, Cu Chulainn) são considerados controle forte;

CC Soft: Controle de Multidão Suave. Esse tipo de controle reduz a habilidade ou a efetividade das ações do alvo, porém não os incapacita completamente. Cegar (Rá, Xbalanque…), Enraizar (Artemis, Neith…), Aleijar (Ares, Cupid…) e Lentidão (Poseidon, Kukulkan…) são considerados controle suave;

CCR / Crowd Control Reduction: Redução de Controle de Multidão. Termo usado pra designar a estatística de determinados itens que reduzem o efeito de controle;

CD/Cool Down: Esfriamento. Refere-se ao tempo de espera / resfriamento que uma habilidade possui após ser usada. Durante a espera a habilidade fica inativa;

Chase: Perseguir. Perseguir um adversário que está fugindo com pouca vida. A comunidade brasileira também costuma dizer ‘dar chase’;

Camping: Acampar. Quando um jogador fica muito tempo, ou todo o tempo, em um único lugar do mapa. É comum ouvir tal termo direcionado a junglers que só emboscam uma lane específica ao invés de ajudar nas três e potencializar o time todo ou jogadores que se recusam a sair de debaixo da torre aliada;

Counter: Contra. Exercer alguma ação de contraposição que anule ou diminua significativamente a efetividade da ação do adversário;

Counterar: Termo abrasileirado que significa aplicar o counter;

Counter Build: Comprar itens que anulem ou diminuam a efetividade dos itens da build do adversário. Comprar o item Couro de Neméia contra um caçador com muito dano crítico, por exemplo;

Counter Pick: Escolher deuses que possuam habilidades ou passivas que anulem ou diminuam a efetividade das habilidades do adversário. Escolher a deusa Awilix quando o time adversário tem a deusa Bastet, por exemplo;

Creep: Nome dos NPCs ofensivos dos campos de buff do jogo;

Cripple: Aleijar. Refere-se a um tipo de efeito de controle suave. Alvos sob aleijar são incapazes de usar habilidades de movimento como pulo, dash e teleporte. Por exemplo: o ultimate do deus Cupido aplica aleijar;

Crit: Crítico. Estatística do jogo que indica um dano com um valor acima do normal para aquele deus, ou seja, um dano crítico;


> D

DC / Disconnected: Desconectado. Termo usado quando um jogador ‘cai’ do servidor e permanece fora da partida enquanto essa ainda ocorre;

Decídio: Quando todos os deuses adversários estão mortos ao mesmo tempo;

Dive: Mergulho. Refere-se a ação de entrar / mergulhar embaixo da torre inimiga para matar o deus adversário;

DPS / Damage per Second: Dano por Segundo. Estatística que indica o dano por segundo de uma habilidade ou item. O redemoinho do deus Kukulkan aplica dano por segundo, por exemplo;

Deny / Denying: Negar. Ação de negar o resultado esperado de um movimento / estratégia do adversário. Por exemplo: esperar o inimigo fazer a maior parte de dano no Gigante de Fogo para dar o last hit e roubar ele do time inimigo;

Deus Cotoco / Cotoco: Apelido que a comunidade brasileira de Smite deu para alguns deuses que possuem um potencial de dano muito alto, porém possuem habilidades que são consideradas fáceis de acertar. Tais deuses normalmente te matam antes de você ter tempo de reagir e seus kits (conjunto de habilidades) os tornam alvos bem arriscados. Loki e Anubis são exemplos de deuses considerados cotocos pela comunidade brasileira;

Duo Lane: Nome dado para a pista / rota  mais comprida do mapa Conquista. Normalmente dois jogadores do time são designados a proteger e lutar nela, por isso o nome duo, de dois / duplo;


> E

Early Game: Refere-se a parte inicial de uma partida, quando os deuses ainda estão com level baixo e primeiros itens incompletos em suas builds;

Elo: Em Smite o Elo é a pontuação do jogador em partidas rankeadas. Quanto maior o elo, mais alto o rank;

Empurrador: Deuses que possuem um conjunto de habilidades excelente para limpar a onda de minions bem rápido e fazer pressão na torre do inimigo. Um exemplo de deuses considerados empurradores é o Rá e a Izanami.

Engage / Desengage: Engajar / Desengajar. Ação de se envolver ou se libertar / fugir de um combate com o adversário durante a partida;

Escape: Refere-se à algumas habilidades de certos deuses que os permite escapar de uma situação potencialmente perigosa. O pulo do Baco, por exemplo, pode ser usado ofensivamente para iniciar um combate ou como escape para fugir das habilidades de um deus adversário;


> F

F7: F7 é o botão padrão para voto ‘não” ao pedido de surrender (se render / desistir) em uma partida de Smite para plataforma PC. Desta forma, alguém chamado ou conhecido como F7 é alguém que nunca desiste da partida, nem mesmo quando as chances de ganhar são praticamente nulas;

Farm: O ato de eliminar minions e creeps com o intuito de ganhar experiência e ouro;

Farmar: Termo abrasileirado que indica a ação de fazer o farm;

Fat Loki: Loki Gordo. Apelido que a comunidade de Smite deu para o deus Cabrakan durante a 4ª temporada do jogo;

Feedar: Abrasileirada do termo feeding;

Feeding: Em tradução literal “alimentar”. Em MOBAs esse termo é utilizado quando algum jogador morre diversas vezes para o inimigo e assim o coloca em vantagem ao aumentar muito a experiência e o ouro dele;

First Blood: Primeiro Sangue. Nome dado para a primeira morte de um deus dentro da partida. O first blood confere um adicional de 200 de ouro para o jogador que efetuou o kill;

Front Line: Linha da Frente. Refere-se ao posicionamento dos deuses de um time durante um combate. Normalmente deuses da classe guerreiro e guardião fazem a linha da frente por serem mais resistentes;


> G

Gank: Emboscar. Atacar um adversário de surpresa com o intuito de matá-lo. Normalmente o jungler, título de quem joga escondido na selva, tem a função de fazer os ataques surpresas nos adversários;

Gankar: Termo abrasileirado que indica a ação de fazer o gank;

GG / Good Game: Bom Jogo. Inicialmente usado para mostrar ao adversário que o jogo foi muito bom apesar do resultado. Hoje em dia é muito mais usado de forma sarcástica, indicando que um jogo ou jogada foi pífio;

GG IZI: Jogo Fácil. Uma abrasileirada do termo GG Easy e significa GG Fácil. Diferentemente do puro e ambíguo GG, a utilização de GG IZI não deixa dúvidas sobre a forma pejorativa e a tiração de sarro quanto ao resultado do time adversário;

GGWP / Good Game Well Played: Bom jogo, Bem jogado. Assim como GG, é um termo ambíguo. Pode demonstrar verdadeiro fair play indicando que uma partida foi bacana, ou ser sarcástico indicando tiração de sarro;


> H

Hard Carry: Carregador Forte. Título dado ao jogador que fez excepcionalmente mais dano e causou mais mortes no time adversário. Se as estatísticas desse jogador estiver muito mais alto que a do resto do time aliado, é dito que ele claramente “carregou” o time para a vitória em uma partida;

Heal: Cura;

Hit Kill: Nome dado quando um jogador consegue matar um deus adversário que estava de sangue cheio com um único golpe;

HP / Health: Sangue. A quantidade de sangue de um deus;


> I

Initiate a Fight: Iniciar uma Luta. A ação de iniciar o dano ao inimigo com a intenção de provocá-lo para iniciar a batalha. Normalmente deuses menos frágeis, como guerreiro e guardião, iniciam a luta com alguma habilidade de atordoamento, assim dando alguns segundos seguros para que o seu time consiga encaixar seus kits sem grande risco;

Irineu: Significa que a pessoa não sabe do que se está falando. Irineu, se você não sabe nem eu.


> J

Juke / Juking: Dançar em Zig Zag. Andar de forma o mais aleatório possível para esquivar-se dos ataques de um adversário que está te perseguindo;

Jungle / Selva: Área furtiva do mapa localizada ao redor / entre as lanes. Nessa região estão localizados os buff camps e os objetivos secundários de uma partida, como a Erínia de Ouro e o Gigante de Fogo;

Jungler: Título dado aos jogadores designados a jogar na selva e exercer a estratégia daquela região;


> K

Kakaka Kakaka Kaka: Risada do deus Rá;

Kill Secure: Matança Segura / Garantida. Quando um adversário está fugindo com pouca vida e o aliado que fez todo o dano não está em posição ou condições de dar o golpe derradeiro, um outro jogador dá o último golpe para “segurar” o kill para o time antes que o inimigo escape;

KS / Kill Steal: Roubo de Matança. Dar o último golpe e matar um adversário depois de um aliado ter feito todo o dano sozinho. Para ser considerado roubo é importante o contexto: é roubo se o aliado que deu todo o dano ainda está por perto e em perfeitas condições de dar o last hit;

Kit: Conjunto de habilidades de um deus;


> L

Lag: Atraso.

Lane: Pista / Rota. São vias onde estão localizadas as estruturas de cada time, objetivos primários da partida;

Last Hit: Golpe Derradeiro / Último Golpe. Refere-se ao ataque final a um deus ou objetivo;

Late Game: Nome dado para a terceira e última fase de uma partida. Nesse ponto os jogadores já estão próximos de alcançar o level máximo de cada deus e suas builds já estão fechando os últimos itens equipáveis;

Leech: Sanguessuga. Ficar em distância de assistência enquanto um aliado mata minions ou creeps e assim “sugar” metade da experiência e do ouro que ele ganharia sozinho;


> M

Main: Principal. Normalmente refere-se à classe ou deus que um jogador mais gosta e com o qual é melhor / se sente mais à vontade de jogar;

Mana: Poder necessário para a utilização das habilidades de um deus;

Map Awareness: Consciência de Mapa. Característica de um jogador que mesmo estando focado em algum objetivo específico, não deixa de estar consciente sobre o posicionamento do time aliado, do time adversário e de tudo mais que pode ser analisado através do mini mapa da partida;

Meta: Nome dado ao conjunto de estratégias e estilos de jogo comumente aceitos como eficazes para a vitória de uma partida competitiva. Inclui picks e bans de deuses, composição do time, distribuição de deuses nas lanes, builds, rotação, contestação de objetivos, etc.;

Mid Game: Meio do Jogo. Refere-se a segunda etapa de uma partida. Nesse ponto os jogadores já possuem ao menos dois itens fechados em suas builds e um level que lhes garante maior vida, mana e dano para contestar objetivos;

MID / Mid Lane: Meio / Pista do Meio. Título dado para o jogador encarregado de defender e atacar a rota do meio em uma partida no modo Conquista. Normalmente jogadores com deuses da classe mago ficam nessa rota;

Minion: Nome dos NPCs ofensivos que percorrem as lanes e auxiliam no ataque e defesa das estruturas;

Minion Wave: Onda de Minion. Nome do conjunto de 6 minions que nascem para ambos os times e percorrem as lanes a cada X segundos;

MOBA / Multiplayer Online Battle Arena: Arena de Batalha Online Multijogadores. Tipo / segmento de jogo onde times adversários batalham em uma arena com ajuda de NPCs com o objetivo de destruir as estruturas do time inimigo. Smite, LoL e Dota são jogos desse segmento, por exemplo;

MOTD / MDD: Mode of The Day / Modo do Dia. Modo de jogo especial onde características específicas da partida – como tempo de cool down dos deuses, quantidade de ouro no início da partida, deuses que podem ser escolhidos, etc., são alteradas diariamente;


> N

Nerf – notas de atualização: Nome dado quando um deus ou item tem uma atualização que faz com que suas características sejam alteradas para um valor menor ou menos vantajoso do que costumava ser;

NPC / Non Player Character: Personagem sem Jogador. Nome dos personagens no jogo que não são controlados por um jogador. Em outras palavras, os personagens de inteligência artificial do jogo;


> O

OP / Over Powered: Força acima do Normal. Algo ou alguém muito mais forte do que em seu entendimento deveria ser. Em outras palavras, algo ou alguém apelão;

Out Played: Quando um jogador se vê numa posição de vantagem em relação ao adversário (seja level, sangue, um contra 3, etc) e ainda assim perde a vida e/ou o objetivo. Uma tradução genérica do que o termo significa seria “o outro jogou melhor do que você, haha”;

Over Commitment: Comprometimento demais. Situação onde um jogador foca / se compromete demais com algo sem considerar as consequências de suas ações até ser tarde demais e ele e o time ser prejudicado por isso. Um exemplo é o jogador que roda o mapa todo perseguindo um único adversário com pouco sangue enquanto o time adversário está derrubando as estruturas da lane dele;

Over Extend: Muito Adiantado. Refere-se ao posicionamento de um jogador quando ele escolhe ficar muito para a frente em uma lane, normalmente empurrando minions ou estrutura, e ignora o fato de estar completamente vulnerável e ser alvo fácil para um ataque surpresa do time adversário;


> P

Party / PT: Um grupo criado para procurar partida com um time completo juntos e/ou um grupo criado para todos os jogadores do time se comunicarem durante a partida;

Passiva: Uma habilidade de suporte nativa de um deus. Normalmente ela confere alguma vantagem passivamente, como o próprio nome sugere. Apesar de não poder ser usada ofensivamente contra um adversário como as outras habilidades do kit, ela pode e deve ser usada estrategicamente para lhe conferir vantagens na partida;

Patch Notes: Notas de atualização divulgadas oficialmente indicando de forma escrita e listada o que mudou no jogo na atualização liberada;

Peel: Descascar. Originalmente significa fazer com que um adversário pare de atacar ou perseguir um aliado que está fugindo, ou seja, desgruda / descasca o inimigo do seu aliado. Porém algumas pessoas na comunidade brasileira de Smite usam o termo com o significado de causar pequenos danos constante para ir ‘descascando’ o inimigo;

Pick Off: Termo que implica conseguir, sozinho ou em time, engajar uma luta contra um único deus adversário que está fora de posição e por tanto em desvantagem. Por exemplo: em uma team fight fazer pick off do mago adversário, ou seja, forçar a separação / separar dito mago do restante de seu time e focar / matar ele enquanto ele está sozinho;

Pick Pick Off: Significa escolher um deus que possua alguma habilidade que favoreça o pick off enquanto ainda se está na fase de picks e bans de uma partida rankeada. Alguns deuses que são ótimos pick pick off são Sylvanus e Hércules, por exemplo, devido suas habilidades que permitem separar um jogador adversário do restante de seu time ao puxá-lo e colocá-lo em desvantagem em meio ao próprio time;

Ping – dentro de uma partida: Aviso visual e sonoro desencadeado por um adversário passando por uma vigia ou por um comando manual de algum jogador aliado. Tem o intuito de chamar a atenção de um jogador aliado para alguma situação no mapa;

Poke: Cutucar. Causar dano moderado ao adversário, porém recuar para uma posição segura ao invés de prosseguir com o ataque com demais habilidades. Normalmente faz parte de uma estratégia onde você baixa o sangue do adversário o suficiente para um aliado fazer um ataque surpresa ou para obrigar o inimigo a ter que escolher entre ficar na lane e correr o risco de morrer quando você engajar numa batalha até o fim ou voltar base e perder ouro e experiência;

Proc: Ativação de efeito de algum item ou habilidade. Por exemplo: o item Polynomicon vai ter “proc” no próximo ataque básico dentro de até 8 segundos após o uso de alguma habilidade;

Procar: Abrasileirada do termo Proc. Significa ocasionar o Proc, ou seja, ocasionar a ativação de efeito de algum item ou habilidade;

Proxy: Fazer os minions atrás da torre do inimigo para assim ter mais tempo de lane livre e/ou obrigar o inimigo a fazer a onda de minions dele sob seu ataque ou debaixo da torre dele (o que pode fazê-lo perder ouro);

Push: Empurrar. Ação de adiantar a própria onda de minions e/ou derrubar as estruturas adversárias de uma lane;


> Q

Quitter: Desistidor. Refere-se ao jogador conhecido por abandonar o jogo durante a partida – e assim prejudicar seu time – com frequência. Normalmente um quitter é famoso por rage quits;


> R

Rage Quit: Desistência de Raiva; Quando um jogador fica muito nervoso durante a partida e decide desistir desta por causa de sua inabilidade de continuar jogando enquanto lida com seu estado emocional alterado;

Recall: Voltar à base;

Respect Ban: Banimento de Respeito. Quando um time, durante a fase de picks e bans de uma partida rankeada, bane algum deus específico porque eles reconhecem que alguém do time adversário joga extraordinariamente bem com dito deus;

Retreat: Recuar. Comando que pede, e às vezes implora, para que você pare de perseguir, avançar ou de fazer seja lá o que você estiver fazendo na partida e recue para uma posição segura;

Rotate: Rotação. Nome da estratégia utilizada no modo Conquista onde o time tem um esquema combinado para movimentação dos jogadores no mapa ao invés de cada um somente defender sua lane. Para uma partida competitiva a utilização de rotação é imprescindível para team fights e para a contestação e defesa de buffs e objetivos;

Rubber Banding: Quando um jogador tenta andar dentro do jogo porém o personagem fica avançando e voltando pro mesmo lugar, como um elástico;


> S

Silence: Silêncio/ Silenciar. Nome do efeito da habilidade de alguns deuses. Um personagem sob efeito de silêncio não consegue utilizar nenhuma de suas habilidades ou relíquias, com exceção da Pedra de Purificação. Nox é um exemplo de deusa que possui silence em seu conjunto de habilidades;

Smurf: Nome dado a contas secundárias de jogadores. Por exemplo, um jogador é rank Master na conta principal, mas cria uma conta secundária – conta smurf – onde ainda é level bronze e assim consegue jogar contra jogadores muito menos experientes do que ele;

Snowballing: Efeito Bola de Neve. Quando um time fica muito à frente em experiência e ouro e torna-se imparável durante uma partida;

Solo Lane: A pista onde normalmente um jogador do time joga sozinho na maior parte do tempo em uma partida no modo Conquista;

Solo Queue: Entrar no matchmaking / procurar partida sozinho em um modo de jogo que exige mais do que um jogador em cada time;

Split Push: Empurrada Dividida; Nome dado para a estratégia de “empurrar” (avançar onda de minions e atacar torres / fênix) duas lanes ao mesmo tempo enquanto o time adversário está ocupado com algum outro objetivo ou incapaz de proteger suas estruturas;

Squishy: Nome dado a deuses que são muito frágeis a qualquer dano. A comunidade brasileira costuma chamá-los de deuses papéis. Cila é um exemplo de deusa squishy / papel;

Stacks: A quantidade de objetivos (normalmente kill de minions ou deuses) necessários para habilitar completamente a passiva de algum item ou habilidade;

Start a Fight: Iniciar uma Luta. A ação de iniciar o dano ao inimigo com a intenção de provocá-lo para iniciar a batalha. Normalmente deuses menos frágeis, como guerreiro e guardião, iniciam a luta com alguma habilidade de atordoamento, assim dando alguns segundos seguros para que o seu time consiga encaixar seus kits sem grande risco;

Startar: Termo abrasileirado que significa iniciar;

Stats: Estatísticas de um jogador, time ou partida dentro do jogo. Ouro ganho por minuto, número de mortes e assistências, valor de poder mágico e cadência são stats, por exemplo;

Stomp / Stompar: Pisada / Pisar. Termo usado quando um jogador ou time pisoteia (ganha com muita vantagem) de outro jogador ou time;

Stun / Stunar: Atordoar. Efeito de controle forte aplicado pela habilidade de alguns deuses. Um alvo atordoado é incapaz de se mover e usar suas habilidades ou itens, com exceção da Pedra de Purificação. A habilidade Sopro Congelante do Ymir é um exemplo de habilidade que aplica atordoamento;

Stuttering: Engasgando. Quando o jogo está funcionando aparentemente normal, porém apresenta algumas travadas de tempos em tempos;

Sustain: Sustento. Característica de deuses que possuem muito sangue e mana ou meios de recarregar essas estatísticas sem precisar abandonar a lane para voltar para a base;

SWC: É a sigla do Smite World Championship, o torneio mundial de Smite;


> T

T1, T2: Torre 1, que é a primeira na lane e torre 2, que é a segunda e última barreira antes da Fênix;

T Pose: Refere-se à posição travada em que alguns personagens ficam quando o jogo apresenta algum bug temporário durante a partida;

Tanky: Como deuses com muito sangue e/ou muita defesa são conhecidos por causa de sua alta resistência numa luta. Normalmente guerreiros e guardiões são os tanks de uma partida;

Team Fight: Luta de Time. Refere-se ao embate quando o time todo, ou a maior parte dele, engaja numa luta contra o time adversário todo, ou a maior parte dele;

Tier: Camada. Termo utilizado para indicação de nível entre coisas classificadas entre si;

TP / Teleport: Teleporte. Nome da relíquia que permite que um deus se teleporte para uma torre ou vigia aliada;

Trade: Comércio/Troca. Quando o time mata um deus do time adversário, porém perde um deus de seu próprio time na jogada;

Try Hard: Nome dado a jogadores com foco exageradamente alto na vitória. Tais jogadores costumam usar todos os recursos mais apelões do jogo na tentativa de garantir a vitória;


> U

Ult / Ultimate: É a quarta habilidade do conjunto de habilidades de um deus. Normalmente é a habilidade com maior dano, porém também com maior cool down;


> V

VEL: Letras para ativar, na plataforma PC, o comando de voz pré-programado dentro do jogo que emite uma risada;

VGS / Voice Guided System: Sistema de Voz Guiada. Nome dos comandos de voz pré-configurados do próprio jogo. Os VGS oferecem auxílio na comunicação entre os jogadores do mesmo time sem a necessidade de um microfone ou chat;


> W

Ward: Vigia/sentinela;

Wardar: Abrasileirada da palavra ward, significa você colocar vigia / sentinela em algum lugar para ser notificado de inimigos passando por ali;

Ward – postado no Facebook: A pessoa está “colocando” uma ward no post para ser notificado e acompanhar cada novo comentário ali;


> Z

Zoning: Zonear. O ato de negar e/ou influenciar o movimento do adversário para atingir um objetivo. Por exemplo: zonear o inimigo para fora do alcance de assistência dos minions e assim negar o farm de experiência e ouro dele;


Obrigado especial ao Matheus Silva por colaborar na tradução e interpretação de alguns termos listados acima! VLWZÃO, YOU ROCK!

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