1 ano de Gears of War 4, afinal no que a The Coalition acertou e errou até agora?

O que podemos analisar e falar do trabalho da The Coalition nesse primeiro ano do jogo?

Um ano de Gears of War 4 e muitos jogadores estão com um gostinho bem amargo em relação ao que se tem passado ultimamente com a administração de Gears pelo estúdio The Coalition.

Mas dentre tantos tiros, querendo ou não eles acertaram em muitas coisas, embora tenham errado mais.

Abaixo faço uma lista do que não foi aceitável e do que foi nesse um ano de Gears 4. Mas atenção, isso retrata somente a minha opinião como fã veterano da franquia e jogador assíduo de Gears of War 4.

Falta de atmosfera no multiplayer e paletas de cores mais altas + zumbis não funciona

Bem, quando tive meu primeiro contato com o Gears 4 eu fiquei pasmo ao ver aquelas skins de personagens todas coloridas e até aquelas de zumbis. É serio, isso não tem nada a ver com Gears of War e nunca que isso vai se encaixar. Na minha opinião, o tempo que eles demoraram modelando essas skins poderia ter sido usado para fazer outras em acordo com a atmosfera do jogo e, por tanto, bem mais legais.

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1080p e 60fps no multiplayer do Xbox One era mesmo necessário?

Olha, vou ser sincero, às vezes eu olho para os mapas do multiplayer e lamento por terem optado pelo 1080p. Eles sacrificaram muito do visual do jogo em nome disso. É claro que o jogo continua muito bonito, mas muito da dinâmica dos mapas se perdeu para ser possível manter o 1080p nas partidas online.

No Gears of War 3, por exemplo, o jogo rodava a 720p e 30fps no multiplayer, o cenário era o mesmo da campanha e ainda assim grande parte do mapa era dinâmico: concretos se quebravam o tempo todo e as fumaças eram mais profundas.

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Não acharia ruim o multiplayer do Gears 4 ser a 900p e 60fps e ter mapas mais bonitos e mais dinâmicos. Isso daria até mais intensidade nas partidas. E pelo amor de Deus, aquele sangue do jogo nem se compara ao que vimos no multiplayer dos anteriores.

Muito foco no e-Sports não foi bom para os fãs de longa data, principalmente para nós do Brasil

O nível do foco do e-Sports do jogo foi levado a outro patamar em Gears of War 4, e ao meu ver isso não me trouxe nenhum benefício. E acredito que quem seja fã de longa data da franquia também possa pensar como eu.

Criar skins e-Sports pagas de armas e personagens não foi algo legal. E ainda colocá-los no multiplayer ocasionalmente como bots na partida não foi algo bem elaborado. Fora que dificilmente vemos algum brasileiro disputando no campeonato, e falta de habilidade na terra dos tupiniquins com certeza não é.

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Pacotes fúteis e caros e as microtransações foi um dos piores erros do jogo?

Esse é um ponto que me tirou muito do sério em relação ao jogo e eu vou tentar me conter para falar sobre isso.

Quem pagou aqueles pacotes daqueles Rappers americanos que nem são populares no Brasil? Sério, isso pra mim foi a pior atualização que o jogo já recebeu. Colocar cantores no jogo? Mas vide que colocaram aqueles personagens coloridos, isso pra ser sincero nem me surpreendeu.

Como já dito no começo, tudo isso é uma opinião pessoal, mas você passa o dia inteiro ganhando moedas do jogo pra poder comprar os pacotes dos personagens do mês, você gasta TODAS as suas moedas e você NÃO consegue o que você queria. No final você tem que torcer para esse personagem vir para fragmentar depois de um mês…

Sério, isso é muito, muito frustrante.

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Embora você não precise colocar a mão no bolso para pegar uma skin de arma ou um personagem, o sistema de pacotes foi a pior novidade que a série já recebeu até hoje.

Mapas do próprio jogo sendo remasterizados e lançados como “novos”

Acho que chegamos no ponto o qual, acredito eu, todos desaprovam: a remasterização dos próprios mapas já lançados do jogo. No início eu pensei que eles soltariam as melhores novidades por último, mas outubro agora é o último mês em relação a novos mapas e tivemos diversos deles sendo remasters de jogos anteriores da franquia.

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Ok, o Mercy voltou. Também Dique Seco, Shopping, Bloqueio Urbano, Banco de Sangue, Raven Abatido, Avalanche, Hotel… todos mapas aclamados pelos jogadores de Gears. Isso realmente foi para parabenizá-los, mas deveria ter vindo mapas NOVOS nas atualizações e quanto aos remasterizados poderiam ter trazido de volta também: Trincheiras, Banco de Areia, Enseada, River, Azura, Jacinto e por ai vai.

Gnasher virou um ponto de desencontro

Acho que esse aqui é o motivo de muitos jogadores desistirem e até jogarem o controle longe certas vezes.

Com certeza você já viu um vídeo, relato de alguém ou já teve a experiência de dar um tiro a queima roupa no inimigo e ele simplesmente não morrer e ainda matar você de volta. Daí quando você vê o quanto de dano você deu nele isso foi só de 60%…

Parece que a cada atualização para consertar a Gnasher do jogo, o que eles fizeram foi piorar ela.

Às vezes penso que eles jogaram a toalha e nem se preocupam mais com isso, tanto que hoje em dia o sistema da Gnasher é uma completa piada no multiplayer.

 

Pra que que serve o Season Pass mesmo?

Muitas pessoas compraram o Season Pass na esperança de que teriam algum benefício, mas se enganaram muito porque acabou que o Season Pass  não traz nada de relevante pra quem possui.

Que quem sabe no futuro se acontecer um milagre e a The Coalition fizer uma DLC para a campanha eles passem a dar valor pra quem comprou o Passe de Temporada, mas por enquanto…

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Mas mesmo com todos esses problemas a The Coalition acertou em algumas coisas…

Envolvimento com a comunidade foi algo bem legal

O fato de você poder criar uma skin e dependendo do feedback da comunidade o estúdio colocá-la no jogo demonstra a grande relação da empresa com os jogadores, um ponto para a TC nisso.

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(A skin da foto foi criada por um usuário chamado “I AM AD0PTED” e foi aprovada pela The Coalition)

Campanha com gameplay sólida e direção de arte impecável

A campanha foi impecável, embora eu tenha algumas duvidas muito grandes sobre, mas acredito que foi um preparo para uma nova guerra pior que a dos Locusts.

Não irei entrar em detalhes da história do jogo por enquanto, deixarei pra outra oportunidade. Mas fala sério, um coop para 3 pessoas não pegaria mal não, o jogo dá mole o tempo todo com 3 personagens ali com você.

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A direção de arte olha, foi o melhor da franquia até agora. Assim como foi o Gears 1 no X360, o Gears 4 eu posso arriscar dizer que foi um marco de gráficos no Xbox One. É realmente estonteante os cenários do jogo e o nível de detalhes.

Trilha sonora perfeita!

Aqui o link de uma das melhores Trilhas Sonoras da série do Gears:

Sim, é do Gears 4 e ela é maravilhosa. Mandaram muito bem em terem pego o Ramin Djawadi para compor a trilha sonora do jogo. É uma obra prima nesse quesito.

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“Ah mas você é viúva da Epic e não aceitou as mudanças”.

Ok, eu até compreendo que estamos um pouco fadados ao passado e torcemos o nariz quando vemos essas novidades na franquia, mas pelo menos pra mim, não precisa ser nenhum viúvo da Epic Games pra ver o que fizeram com o jogo. A Epic já errou também, mas não tanto quanto a TC, e repito, vamos dar uma vantagem para a TC porque inicialmente eles nem eram pra estarem desenvolvendo Gears of War.

Vamos considerar que o Gears 4 foi um começo de um aprendizado “ok” que pode servir como base para os próximos. Espero muito que eles tenham aprendido com isso e que não repitam mais tais erros no futuro.

No final, acredito que minhas críticas estão mais relacionadas ao multiplayer, já que a campanha não teve nada que me incomodasse ao nível de criticar o jogo por inteiro.

E você? o que você achou do primeiro ano do Gears of War 4? Comente o que você acha no campo de comentários.

1 comentário

  1. O que mais mata e da odio é essa porra de gnasher e jogar contra os bostas de teclado e mouse sem tirar os outros no pc, esse multiplayer de Gears of War 4 é um lixo

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