Smite Cernunnos

Precisamos falar sobre Cernunnos, o novo deus em Smite

Por: Leonardo Philipe

Quando a deusa Terra foi lançada eu fiquei absurdamente decepcionado. Até hoje eu não entendo de onde a Hi-Rez tirou a ideia de representar uma deusa tão antiga, famosa e sagrada da forma como está no jogo. Como lutadora? Usando os punhos? Pra mim isso foi terrível.

Eu tinha superado a Terra, daí veio hoje e a Hi-Rez puxa de novo o meu tapete ao revelar a sua escolha de concept e design para o novo deus do jogo Smite, Cernunnos.

Pra quem não sabe, Cernunnos é um dos deuses MAIS ANTIGOS DO MUNDO! É um dos primeiros deuses datados em crenças populares, com diversos nomes diferentes, mas as mesmas características. Muita gente sabe que existe uma confusão entre ele e Pã, e eu acredito que a Hi-Rez não se deu o mínimo de trabalho de tentar diferenciar os dois mitos.

Pra simplificar: Cernunnos inspirou MUITOS outros deuses. Pã, Silvano, e até mesmo os mitos mais modernos sobre as figuras dos Faunos, Sátiros e até mesmo os Centauros. Mas ele foi o PRIMORDIAL na história.

Outra coisa que pouca gente sabe: Ele ainda é um deus muito cultuado na atualidade. Muitas religiões pagãs de bruxaria, como a Wicca, consideram esse deus um dos mais importantes deuses para todos os ciclos da vida. Sendo assim, existem representações fieis dele ainda hoje, em estátuas e pinturas.

Tendo isso em mente, prestem atenção na imagem abaixo e sigam o raciocínio.

Representação mitológica e o concept de Smite pra o deus Cernunnos
À esquerda: estátuas do deus Cernunnos; No centro: o design final do deus para o jogo Smite; À direita: a Triskle e um concept da deusa Izanami

Design

Tá lindo, as cores estão incríveis, a arma ficou bonita (já falo dela separadamente), as cores de mudança ótimas, etc e blá blá blá. Porém, na minha opinião, não é um design adequado para Cernunnos. Postura agressiva, excesso de pelos no corpo lembrando mais um Sátiro, ausência de um dos principais pontos de representação do deus, a beleza masculina.

Arma

Eles quiseram fundamentar a arma dele em um dos principais símbolos Celta, a Triskle. Ok, mas não ficou parecido. Pra mim parece mais uma shurinken.

A Triskle é um talismã que representa a sabedoria, mas também representa a invocação da deusa tripla, uma referência às fases da vida da mulher: virgem, mãe e velha. Ou seja, não tem absolutamente NADA a ver com Cernunnos, e sim com A DEUSA.

A Triskle é responsável pela evocação dos quatro elementos fundamentais da natureza: água, terra, fogo e ar. Acredito eu que a Hi-Rez fez a maior confusão ao misturar os 4 elementos com as 4 estações, e são coisas beeem diferentes.

Apesar de Cernunnos modificar-se ao longo das estações do ano, a mudança do evento estações do ano em si é função de outros deuses Celtas, dentre eles a deusa Cailleach (a forma velha da tríade) e o deus Dagda. Ou seja, mais uma vez não muito a ver com Cernunnos.

Mitologida do deus

Guardião dos círculos mágicos, representante do sol, da força masculina, virilidade, fertilidade, protetor das florestas, deus do renascimento e dos ciclos da vida, fonte de energia para todas as criaturas vivas. Tudo isso poderia ser explorado no deus,  o que daria um EXCELENTE guardião. Porém, eles escolheram fazer um deus bom, um bom caçador, mas que não condiz com a mitologia do deus.

EM APENAS UMA SITUAÇÃO ele se mostra agressivo, quando tentam destruir a floresta e os animais. SÓ! Não tem tempo integraaal!

Enfim, esse Cernunnos mais parece uma reciclagem de um projeto descartado da deusa Izanami. Pra mim ficou absurdamente claro que a Hi-Rez quis reaproveitar a arma de um dos concepts dela. Inclusive, eu aposto que o ataque básico da Izanami seria igual ao do atual Cernunnos, com um efeito em área próximo ao inimigo e normal de longe. O que é um concept muito bom, mas no final, empregado no deus errado.

Contra-Argumentação

Por: Leonardo (< outro Leonardo, haha)

Cernunnos, o Deus das Coisas Selvagens, tem três aspectos: Cornífero, Green Man e Ancião. O que a Hi-Rez retrata em Smite é o aspecto Cornífero do deus, que é adorado como deus da caça. Daí tiramos a classe do mesmo dentro do jogo: caçador, e o motivo pelo qual o uso da Triskle também tem a ver com ele (representando uma tríade).

Ele também é filho e consorte da Deusa, nasceu na primavera, atinge seu pico no verão, envelhece no outono, morre no inverno e renasce na próxima primavera. E pode ser daí o porquê da Hi-Rez ter escolhido relacionar a Triskle com as quatro estações do ano.


Textos originalmente postados no grupo de Facebook Central Smite e reproduzidos aqui com a autorização dos autores.

2 Comentários

  1. bacana seu artigo, mas smite é só um jogo e, a princípio, quase ninguém está muito interessado em se aprofundar em mitologia. contudo, alguns certamente vão se apaixonar pelos mitos e certamente irão atrás de conhecimento (como fiz com relação à mitologia maia e chinesa) e os que gostam de mitologia não vão se limitar ao que a hirez nos traz (conheço bastante de mitologia grega, egipicia e nórdica). eu, apreciador de mitologia, acho bacana a temática mitológica, sendo esta a única razão para eu jogar smite bastante. enfim, agradeço a hirez por trazer os mitos à tona, pois quero que eles sempre estejam por aí, em filmes, livros, teatros e jogos. não me importo muito com reinterpretações pops como a de cernunnos ou como a da terra, o importante é que elas existam. e se é para reclamar, tenho que dizer que odiei a caracterização, por exemplo, do apolo, do hades, da ártemis

    1. Também gosto de mitologia e na minha opinião isso é uma das diversas coisas que torna Smite tão diferente dos outros Mobas já no mercado. Concordo em partes quando você diz que quem está jogando não está interessado em se aprofundar, porque o descontentamento do autor do texto – ao meu ver – nem é questão só de aprofundamento, é que uma vez que o jogo está utilizando a temática mitológica como cerne, ele automaticamente acaba difundindo esse conhecimento através de suas lores. Então acho que eles precisam especificar melhor quando de fato estão trazendo um deus com um conceito enraizado na sua mitologia ou quando estão somente utilizando partes que lhes interessam da história pra enriquecer o jogo. No fim, querendo ou não eles estão difundindo conhecimento ao vender um jogo como se fosse baseado na mitologia real, portanto seria importante eles deixarem claro quão profundo é esse conhecimento que eles estão passando para não influenciar os menos avisados com um conteúdo mitológico fantasioso. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.