O Smite possui uma hierarquia de classificação de skins que serve para organizar e indicar os atributos e o preço delas. Assim, quando uma skin está para ser lançada, basta a HiRez indicar a classificação desta para que a comunidade do jogo já saiba o que esperar em termos de complexidade visual e custo.
Um outro aspecto onde a classificação das skins é de grande ajuda é na indicação dos itens de baú.
Há baús com mais de 50 itens e a interface do jogo não permite que todo o conteúdo seja listado para o jogador. Porém, com as classificações, é possível indicar em qual patamar da hierarquia os itens daquele baú estão, assim o jogador pode avaliar se o preço do baú vale a pena em comparação ao preço dos itens que ele contém.
No fim, a classificação em hierarquia das skins ajuda tanto a HiRez quanto o jogador. Por tanto saiba mais sobre essa estrutura abaixo.
Tipos de skins em Smite
Skins T1, T2, T3, T4, T5
Antes de mais nada, saibam que o ‘T’ na classificação das seguintes skins refere-se à palavra inglesa Tier, que em tradução livre significa camada. Então, Skin T1, por exemplo, indica uma skin da camada 1 da hierarquia das skins.
Skin T1: É a skin simples padrão ou uma recolorida a partir da skin padrão. Custa 100 gemas ou 9500 em favor e alguns exemplos são: Loki Essscorregadio e Khepri Imperador.
Skin T2: É uma skin que possui pequenas alterações na aparência em relação a skin padrão, mas ainda utiliza o mesmo tema e pacote de voz. Custa 250 gemas e alguns exemplos são: Neith Tecelã do Mundo e Hércules Legião.
Skin T3: Essa skin possui alguma alteração no tema e no visual em relação à skin padrão. Ela pode possuir ainda pequenos efeitos especiais e de animação e normalmente conta com um pacote de voz próprio. Custa 400 gemas (só a skin, o pacote de voz custa outras 200 gemas) e alguns exemplos são: Anubis Cão das Catacumbas e Ártemis Vaqueira.
Skin T4: A skin T4 possui alteração significativa no tema, no visual, nos efeitos especiais e na animação em relação à skin padrão. Ela também sempre conta com um pacote de voz próprio. Custa 600 gemas (só a skin, o pacote de voz custa outras 200 gemas) e alguns exemplos são: Bastet Kawaii Neko e Apolo Agente Secreto.
Skin T5: A skin T5 é o Às das skins do jogo. Ela sempre vai ter pacote de voz próprio e alterações significativas no tema, no visual, nos efeitos especiais e na animação em relação à skin padrão.
Além disso tudo, ela ainda diferencia-se das demais skins por ser evolutiva. Ou seja, ela possui estágios que alteram o visual, os efeitos especiais e a animação conforme o level do deus dentro da partida. Em outras palavras, é como se fossem três skins em uma só.
São exemplos de T5 a Thanatos Arconte e a Thor Força Ragnarok X.
Por ser a skin mais bem elaborada do jogo, ela sempre é limitada e só pode ser adquirida após a completude do evento anual Odisseia. O valor dela varia, já que depende muito do quanto a Odisseia de cada ano custa, mas normalmente o valor gira em torno de 8000 gemas.
Skins Recolors, Masters, Exclusivas e Limitadas
Além da classificação ‘T-numérica’, as skins também podem ser classificadas dentro dos seguintes grupos:
Skin Recolorida (Recolor): A skin recolor é um outro nome dado para as skins T1. O nome provém do fato da skin ser igual a original padrão de um deus, porém com uma coloração diferente.
Skin Master: A skin de masterização fica disponível para compra após o jogador alcançar determinado level com um deus dentro do jogo. São elas as skins Dourada, Lendária e Diamante. Vale lembrar ainda que após a compra das skins Dourada e/ou Lendária, o seu card na tela de carregamento do jogo passa a mostrar quantos kills, assistências e vitórias você já fez com aquele deus.
No mais, as skins de masterização ficam disponíveis segundo segue abaixo:
Skin Dourada, 200 gemas ou 9500 de favor, disponível do level 1 (do deus) em diante;
Skin Lendária, 300 gemas ou 12500 de favor, disponível do level 5 (do deus) em diante;
Skin Diamante, 400 gemas ou 15000 de favor, disponível do level 10 (do deus) em diante.
Skin Exclusiva: Uma skin exclusiva é aquela que está vinculada à algum evento. Ou seja, ela fica disponível para compra por um período limitado de tempo, normalmente junto ao evento o qual está vinculada. Se o evento acaba, ela fica indisponível nas lojas e só volta para aquisição quando a HiRez a vincula novamente com outro evento ou baú. Por exemplo, algumas skins desse grupo são: Rá Rá-iozinho de Sol e Kumbhakarna Yeti.
Skin Limitada: As skins limitadas são, como o próprio nome sugere, limitadas. Elas ficam disponíveis por um determinado período de tempo e assim que esse tempo expira, elas “nunca” mais podem ser adquiridas. Ou pelo menos era essa a premissa, porque já ocorreram ocasiões onde a HiRez permitiu que jogadores adquirissem skins limitadas após o período estipulado.
De qualquer forma essas ocasiões são raras e normalmente vinculadas a alguma promoção de ação social da empresa. Ou seja, algumas skins limitadas meio que voltam sim, mas só podem ser adquiridas através de uma doação salgada para a ação social sendo promovida pela empresa.
São exemplos de skins limitadas: Kukulcan Vorme da Tempestade e Poseidon Piscinadon.
Skins da Comunidade
Por fim, há ainda as skins chamadas de Skins da Comunidade.
Todos os anos a HiRez faz um evento onde a comunidade do jogo pode enviar seus concepts de skin para eles. Daí eles filtram o material recebido e colocam para votação da própria comunidade qual concept merece virar uma skin dentro do jogo.
As skins resultantes desse evento variam, podendo ser T3 ou T4. Tudo depende do refinamento do concept inicial da skin e de como os designers de Smite escolhem trabalhar isso dentro do jogo.
Alguns exemplos de skins que foram idealizadas por alguém da comunidade são: Fallen Lord Chronus, por MirkoVich2 e Awilix Midnight Dove, por Oreo.
Obrigada Leonardo F. Neves e Gerson Couto pelas correções nas legendas das imagens.
Designer, fundadora do Newb to Hero, colaboradora do Apaixonados por Gears of War, usuária de livros, Crunchyroll, Netflix e games. Pareço legal, mas na verdade sou muito legal mesmo. Har.