Segundo o site Polygon, a Microsoft está de olho em grandes companhias do mercado, como a Eletronic Arts, Valve e a desenvolvedora de Player Unknown’s Battlegrounds. Tudo em torno de melhorar o alinhamento de seus exclusivos.
Os exclusivos de 2018 confirmados para o Xbox One incluem State of Decay 2, Crackdown 3, Sea of Thieves, Ori and The Will of The Wisps e Ashen, que prometem ser grandes jogos.
Os cancelamentos de suas produções nos últimos dois anos, Scalebound e Fable Legends, deixaram um buraco muito grande para a linhagem de exclusivos da Microsoft.
Mas ao que parece, o estúdio está buscando crescer ainda mais.
A empresa do Tio Bill tem um pote de dinheiro de pelo menos US$ 130 bilhões, impulsionados por recentes cortes de impostos que favorecem fortemente as grandes corporações. Quando você considera que a capitalização de mercado de uma empresa como a Electronic Arts é de cerca de US $35 bilhões, ela parece ser um alvo grande para uma aquisição.
Rumores de aquisições são um passatempo favorito na indústria de jogos. E as fofocas se intensificaram recentemente.
Rumores de aquisição
Alguns dos nomes que são jogados ao redor como aquisições possíveis pela Microsoft são, francamente, surpreendentes, até mesmo impensáveis.
O mais recente que a Polygon relatou (de uma fonte confiável perto da Microsoft) foi, de fato, a Electronic Arts. Outro também mencionado foi a Valve e a empresa coreana PUBG Corp, que assinou no ano passado para uma exclusividade temporária do PlayerUnknown’s Battlegrounds no Xbox One.
“Por conta de onde estamos no ciclo de vida de todas essas coisas, espero ouvir a Microsoft anunciar algo muito, muito em breve”, disse van Dreunen.
Outra razão para o otimismo sobre uma aquisição vem de mudanças internas na Microsoft. Spencer foi promovido no outono ao vice-presidente executivo de jogos, onde ele tem uma palavra muito maior sobre como os video games se encaixam na estratégia geral da empresa.
“Ele veio em um momento em que o Xbox One estava em uma posição ruim”, disse Cole. “Eu acho que ele fez o melhor de uma situação ruim. A posição global e forte da empresa é positiva porque dá espaço para investir em jogos”.
O CEO da companhia, Satya Nadella, está mais entusiasmado com os jogos e o Xbox do que seu antecessor, Steve Ballmer, exibindo a compra de US$ 2,5 bilhões da desenvolvedora de Minecraft, Mojang, como uma de suas primeiras aquisições importantes em 2014.
O que esperar por agora
Certamente, podemos aguardar algo na E3 deste ano. Em novembro, a gerente de publicação do Xbox, Shannon Loftis disse à Gamespot:
“Eu acho que nossa oferta é boa e é sólida. Eu definitivamente ouvi dizer que os jogadores querem mais. Gostaríamos de ter duas dúzias de mais exclusivos super-fortes? Pode apostar. Temos mais vindo; mais que estão em desenvolvimento que não podemos falar agora”.
Com essas aquisições a gigante de Redmond pode consolidar a sua posição como uma das líderes da indústria de entretenimento, adquirindo importantes franquias como Battlefield, Medal of Honor, Titanfall, Dead Space, Anthem, Need for Speed, Dragon Age, Left 4 Dead, Half Life, Portal e muito mais em suas mãos.
Tudo isso nos traz de volta ao potencial de uma aquisição que pode dar à Microsoft um conjunto de talentos de desenvolvimento, alguns novos IP e, potencialmente, grandes novos jogos prontos para serem lançados no Xbox One.
A fonte termina dizendo que ainda amanhã será divulgado mais sobre as aquisições.