Todos os dias da BGS são incríveis e recheados de atrações únicas (confira em: O que esperar da Brasil Game Show 2019). Mas se você precisa escolher um único dia para frequentar essa que é a maior feira de games da América Latina, dê uma olhadinha em um resumo do que cada dia reserva.
BGS dia 9 – Quarta – Business e Imprensa
O primeiro dia da BGS, o dia 9 (quarta), é reservado somente para quem comprou ou se credenciou com ingresso business / imprensa. Nesse dia o evento costuma estar relativamente mais vazio devido ao acesso exclusivo.
Ou seja, a quarta é o melhor dia da feira para quem quer fazer uma cobertura do que esperar da BGS 2019. Afinal, o ambiente está mais silencioso e o acesso aos estandes em busca de novidades, promoções e brindes para criação de notícias e conteúdo em geral é mais tranquilo.
Esse dia também é ideal para fazer aquele networking com a turma do meio gamer, já que a grande maioria frequentando o evento na quarta são pessoas que além de consumidores do cenário, são também criadores de conteúdo independentes ou da grande mídia para o nicho.
Além de tudo isso, o visitante do dia 9 também poderá conferir a programação do dia de cada estande e da própria feira, que segundo o site BGS, terá, por exemplo:
- Campeonato feminino do jogo CS:GO
- Conversa com Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter
- Conversa com Al Lowe, programador da Leisure Suit Larry
- Meet and Greet com Shota Nakama, Yoshinori Ono, Al Lowe, Charles Martinet e mais
- Concurso de Cosplay com Al Lowe
Ah, e é no dia 9 também que ocorre a Fanfest 2019, o evento exclusivo Xbox, que esse ano distribuiu ingressos aos seus fãs através da campanha Xbox Gamer Blood 2019.
BGS dia 10 – Quinta
O público da BGS de quinta ainda é uma mistura quase equilibrada entre os criadores de conteúdo para o cenário gamer e os consumidores desse meio. O que torna esse dia muito bom para trabalhar o networking e ao mesmo tempo tentar conquistar alguns novos fãs para o seu trabalho.
Em outras palavras, se na BGS de quarta o foco é algo mais em distribuição de cartão de visita, diríamos que na BGS de quinta a estratégia ideal seja o cartão e uma conversa mais descontraída, com distribuição de bottons, por exemplo.
Outro aspecto da BGS de quinta é que os estandes da feira ainda estão recheados de brindes e muita notícia exclusiva está sendo liberada. Então há muitas chances para garantir seus “mimos” e ostentá-los nas redes sociais e muito espaço para criação de conteúdo para um público certo: os visitantes ansiosos do final de semana.
Em outras palavras, visitar a BGS no dia 10 é como estar na subida da montanha-russa; Quem chegar preparado vai poder aproveitar toda a adrenalina de antecipação do hype esmagador da feira.
Algumas das atrações da BGS do dia 10 são:
- Cerimônia de abertura BGS
- Campeonato masculino do jogo CS:GO
- Estande Youtube Gaming: palesta / conversa com Howard Warshaw, Yoshinori Ono, Shota Nakama, Charles Martinet e mais
- Área Meet and Greet: autógrafos e fotos com Charles Martinet, Howard Warshaw, Shota Nakama, Yoshinori Ono e mais
- Concurso de Cosplay com Shota Nakama
BGS dia 11 – Sexta
A BGS de sexta feira já está quase em seu pico de público, com muita agitação e uma grande movimentação de imprensa cobrindo a feira para sites e tv.
No dia 11 há muitos sorteios ocorrendo nos diversos estandes da feira. Também se vê grande distribuição de brindes e anúncios de promoções exclusivas começam a aparecer.
Além do mais, é um dia em que, normalmente, a programação de cada estande traz brincadeiras e campeonatos com premiação e tem seus influenciadores convidados agitando o público.
Visitar a BGS na sexta-feira é excelente para quem quer curtir o hype da feira e a animação do público gamer, mas ainda ter uma chance segura de pegar todos os brindes de cada estande e aproveitar as melhores promoções em produtos mais populares.
A programação BGS para sexta-feira inclui:
- Cerimônia de abertura BGS
- Estande Youtube Gaming: palesta / conversa com Yoshinori Ono, John Romero, DC Douglas, Charles Martinet, Steven ogg e mais
- Área Meet and Greet: autógrafos e fotos com John Romero, Shota Nakama, Charles Martinet, Howard Warshaw, e mais
- Concurso de Cosplay com Yoshinori Ono
- Votação aos projetos da BGS Jam
- Palco BGS: Video Game Orchestra com Shota Nakama
BGS dia 12 – Sábado
Além de ser o dia mais acessível por ser sábado, dia 12 também é o Dia das Crianças. Ou seja, quem quiser visitar a BGS no seu pico, essa é a data certa, porque é quando a feira fica mais cheia e movimentada.
Nesse dia a feira praticamente ferve, com muitos visitantes, caravanas, convidados, e muitas programações incríveis da própria BGS e de cada estande presente.
Porém tudo isso tem o seu preço; O dia 12 talvez seja o dia mais animado, mas é também o dia em que é maior a necessidade de se enfrentar filas para aproveitar as novidades de cada estande e é quando os brindes, melhores promoções e produtos mais populares se esgotam.
Enfim, algumas das atrações do dia 12 são:
- Campeonato do jogo Crossfire
- Estande SBT: visita e conversa com a apresentadora, atriz e influencer Maísa
- Estande Youtube Gaming: palesta / conversa com Yoshinori Ono, John Romero, Gary Stern e mais
- Área Meet and Greet: autógrafos e fotos com John Romero, Al Lowe, Shota Nakama, Howard Warshaw, e mais
- Concurso de Cosplay com Yoshinori Ono
- Votação aos projetos da BGS Jam
- Palco BGS: Video Game Orchestra com Shota Nakama
BGS dia 13 – Domingo
Apesar do dia 13 ser o último dia da feira, ele não tem nada daquele clima depressivo pré-segunda. A BGS do domingo é bem menos cheia do que a de sábado, mas ainda é bem animada, com muitos visitantes, convidados e programação.
Inclusive é no domingo que muitos dos estandes fecham suas programações, com encerramentos de sorteios e anúncios chaves.
E se por um lado no domingo grande parte dos brindes e dos produtos mais populares já acabaram, por outro lado é quando há uma interação geral dos estandes muito mais descontraída com seus visitantes, com brincadeiras mais “bagunçadas” (corrida de cadeiras, por exemplo), distribuição mais generosa de brindes que sobraram e super combos de descontos para vender o estoque.
É no dia 13 também que costuma ocorrer uma conversa / palestra exclusiva para business e imprensa com o Marcelo Tavares, fundador da Brasil Game Show, falando sobre a BGS atual e as expectativas para o próximo ano.
No geral, a BGS de domingo é uma ótima pedida para quem quer curtir o que a feira tem pra oferecer, mas não pode ir durante a semana, quer evitar a muvuca jovem de sábado e não liga muito em colecionar brindes.
Algumas coisas programadas para a BGS do dia 13, são:
- Campeonato do jogo Mortal Kombat
- Estande Youtube Gaming: palesta / conversa com Shota Nakama, Steven Ogg, Howard Warshaw e mais
- Área Meet and Greet: autógrafos e fotos com John Romero, Al Lowe, Shota Nakama, Howard Warshaw, e mais
- Concurso de Cosplay com John Romero
- Votação aos projetos da BGS Jam
A BGS
A Brasil Game Show é a maior feira de games da América Latina. E a sua versão desse ano, a BGS 2019, ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais detalhes em BrasilGameShow.com.br .
Designer, fundadora do Newb to Hero, colaboradora do Apaixonados por Gears of War, usuária de livros, Crunchyroll, Netflix e games. Pareço legal, mas na verdade sou muito legal mesmo. Har.