Gears 5

Análise completa do trailer de Gears of War 5!

Gears of War 5 está chegando, e pra ser sincero foi uma surpresa pela extrema rapidez de já terem um trailer do jogo e com data marcada já para o ano que vem, vide que Gears of War 4 foi lançado no final de 2016, mas tudo bem, vamos direto ao assunto. Iremos destrinchar todo o trailer ponto a ponto e ver os segredos que ele pode ter deixado para nós, vamos lá!

Kait, Del, JD e Marcus

Um dos pontos mais altos do trailer é o protagonismo de Kait, que agora é a protagonista da série. Ela está com um novo visual e com uma armadura diferente e não usando mais a de Anya. Um ponto interessante disso é que essas armaduras se assemelham muitos com umas feitas em artes conceituais do Gears of War 3, que posteriormente foi rejeitada.

Armaduras conceituais do Gears 3 reaproveitadas no Gears 5?

Além é claro de vermos que ela não está mais com seu chapéu, ou toca. Algo que é sinônimo na série é um ponto no visual dos personagens chamarem mais a atenção, como a bandana do Marcus ou os óculos de Baird. No geral, vimos uma Kait mais madura com base na sua aparência e visual.

Logo após temos um vislumbre de uma aldeia nevada com uma equipe de soldados da CGO, incluindo Kait e Del que aparentemente foram mandados para uma missão de resgate. No chão vemos um corpo com um pano que está o cobrindo, no qual eles fazem questão de não nos mostrar quem é.

Aldeia.

Del, que também está de volta, apresenta sua nova armadura e parece bastante amigo da Kait. A relação entre os dois deve ter se fortalecido depois dos inúmeros acontecimentos que viveram juntos. Um pouco depois podemos perceber algo em seu braço que parece de um porte de tecnologia de ponta, mas que não dá pra saber a sua funcionalidade.

Atrás de Del vimos um novo personagem, caracterizado pelo seu estilo de cabelo e seu óculos de sol, seu nome é Fahz Chutani. Falaremos mais dele depois.

Del e Fahz.

Kait sabe que alguém deve ter morrido depois de ter visto o corpo no chão, alguns estão especulando que seja o Oscar, o seu tio. A missão de resgate no entanto, foi possivelmente para salvar ele.

Enquanto Kait está se lamentando, uma mão aparece em seu ombro, é o JD Fenix, esse no qual também está com uma aparência muito diferente comparado ao Gears 4. Seu rosto está com uma cicatriz profunda e sua postura está muito mais madura e severa, além de estar careca e com barba. Em seu braço direito tem algo com que se parece com uma inflamação, que de alguma forma está conectado com uma tecnologia.

JD.

Vamos relembrar algo curioso também – no trailer de apresentação do Gears 4 no qual acaba com um Pouncer pulando em cima do JD e mordendo seu braço, pode ter alguma conexão com isso, mas não precisamente com esse trailer em si. O que pode ter acontecido é que JD, depois dos acontecimentos de Gears 4, foi mordido por um Pouncer e isso pode ser a causa do braço dele ter ficado inflamado.

A reação que JD mostrou para Kait pode nos revelar algumas coisas, a vítima pode não ter uma relação muito profunda com ele, por isso ele não mostrou tanta empatia com a situação. A relação entre JD e Oscar sempre foi de tolerância, o que talvez possa nos mostrar que seja mesmo o Oscar o corpo no chão.

Del agradece JD por ter ajudado, isso nos faz acreditar que por razões relacionadas as ordens da CGO ou por questões pessoais dos próprios personagens, JD, Kait e Del se dividiram em diferentes exércitos e não estavam se vendo mais, frequentemente.

A relação entre os novos protagonistas já foi melhor.

Durante o diálogo entre JD e Del, vimos o Marcus Fenix se aproximando da Kait que está de joelho. Kait interrompe a discussão entre os dois e diz que ela não vai voltar para New Ephyra. Tomada pelo seu medo, ela diz que está tendo pesadelos por meses, e ela acredita que seja mensagens para ela, neste momento ela mostra seu colar para o grupo, revelando que é um símbolo Locust.

Marcus pergunta se aquele colar pertencia a sua avó e ela diz que sim, o que nos faz a crer que ela não revelou o colar esse tempo todo. Com certeza, Marcus deve ter entendido a conexão dela com a Myrrah.

Kait revela seu colar dado pela sua mãe.

Na sequência, na mão de Fahz Chutani, existe uma Lancer variada em suas mãos com algumas alterações. O apoio dela lembra as armas do DeeBees, e algo com que se parece com um lança granadas. Todas essas alterações possivelmente pode nos dizer que teremos a introdução do sistema de customização de armas durante o Gears 5, só espero que isso não vá para o Multiplayer.

Variante da Lancer.

Não preciso dizer também da qualidade gráfica do jogo, que está absurdamente estonteante.

Marcus aparenta estar mais novo comparado ao Gears 4, o que é uma grande surpresa. Ele foi reintroduzido fora da sociedade depois de um longo período de isolamento no qual vimos ter o afetado significativamente. Ele não parece ser mais um cara ranzinza e bravo, embora alguns dizem que ele daquela forma impunha mais respeito pela sua barba e ignorância.

Lendário Marcus Fenix está de volta.

Voltando para a cutscene, Kait pede ajuda para Marcus pra saber o que está acontecendo com ela, e ele responde que existe um lugar no alto do norte no qual ela pode encontrar respostas por lá. Isso é claramente uma alusão para a New Hope que está no Mount Kadar.

Marcus aparentemente poderia ir com ela, mas JD não deixou. A cena segue com JD sendo afetado pela inflamação em seu braço, que aparenta ter uma tecnologia que pode controlar o dano causado. JD reitera que existem ordens para seguir e Del propõe ir com ela.

Marcus consolando Kait.

Isso pode significar que a ausência de Marcus seria noticiada imediatamente pela Jinn, já que Marcus sempre mostrou ingratidão pelo trabalho da CGO e se isolou deles mas que agora está de volta e com bastante rigidez imposta sobre ele. Então, Marcus diz que vai dar as coordenadas para o Jack, confirmando o retorno do amado robô.

JD novamente interrompe a conversa entre eles e vai em direção a Kait, indagando que ela precisa voltar para New Ephyra. Vimos que o reaproximamento do JD na CGO o tornou uma pessoa completamente diferente e bastante rígido. Kait, respondendo as ordens dele, o ignorou completamente chamando ele de capitão, ou seja, ele não é mais tenente, e sim capitão, provando novamente que a sua posição no governo da CGO está mais dura do que antes.

JD discutindo com Kait.

JD impressionado com a situação, ordena Del ficar de olho ela. JD acredita que os pesadelos seja um caminho sem retorno, pois como vimos nos trechos do video, existe uma conexão que está afetando a mente de Kait com imagens dos Swarms e várias criaturas, incluindo Myrrah e sua mãe Reyna.

Até nesse ponto podemos perceber então que JD, Kait, Del e Marcus não são mais forasteiros e se viram obrigados a voltar pra CGO após o que aconteceu no Gears 4.

JD alertando Del.

Enredo, Cenários e Gameplay

Finalmente, vimos que a narrativa e caracterização deram um grande passo pra frente. A duplicidade da Jinn e Prescott pode nos mostrar que talvez não seja uma má ideia da Kait se juntar a facção dos Swarms, por vontade, ou pelo destino.

Agora imagine como seria uma reviravolta se você tiver que escolher lutar contra os Swarms, ou fazer parte deles? Eu sei, parece meio ignorante da minha parte dizer isso, mas acredite, não é.

A CGO sempre foi vista como a salvação de Sera, pode até ter sido para quem serviu ela, mas na realidade não foi bem assim. A CGO é um governo totalitário, quando a humanidade foi para Sera, só houve destruição e desgraça, e vou além, os Locusts estavam lá antes, já pararam pra pensar quem é o vilão da história? E se você acha que não é possível a união entre os dois, posso te lembrar que quem ordenou a guerra entre Locusts e Humanos, foi a Myrrah, que é uma humana.

Voltando á análise, na mesma aldeia na qual ela estava discutindo, Kait é capturada por um Snatcher, e tem algo bastante peculiar nessa parte. Existe uma costela gigante de algum animal, levando em consideração o seu tamanho, a única criatura grande que poderia ter esses ossos é o Riftworm que foi morto no Gears 2.

Ossos do Giant Worm.

O trailer continua nos mostrando um panorama nevoso de tirar o fôlego. Uma junção de atmosfera e envolvimento de luz com efeitos simplesmente maravilhosos. Kait e Del começam então sua jornada para o norte, em um lago congelado usando seu barco improvisado ao bom e estilo Gears.

Essa parte nos confirmou que teremos transportes para explorar mais áreas no jogo, e que pela primeira vez na série Gears, será mais mundo aberto e deixando de lado sua linearidade, cruzando desertos até geleiras.

Geleiras em Sera.

No final desse trecho vemos uma tempestade vindo, o que nos confirma a volta das tempestades de vento, e mal posso esperar pra ver como estará agora, considerando que os efeitos no Gears 4 já eram impressionantes. Essa cena nos recorda da jornada do Esquadrão Delta indo para o centro de Mount Kadar em Gears 2.

Partindo para o Mount Kadar.

Na sequencia podemos ver Kait e Del descendo de uma ruína em uma cidade abandonada. Lembrando o que eles conseguiram fazer no Gears 4 com aquele elevador improvisado, não me impressionaria se eles fizessem cenários destrutivos durante essas partes de rapel.

Já foi confirmado que no Gears 5 iremos descobrir a origem dos Locusts, então é possível que Del e Kait estão tentando alcançar o Nexus, atravessando a antiga Jacinto que está afundada e destruída.

Jacinto?

Agora vimos Kait andando em uma base da URI, em uma estrutura militar desértica, com um monte de tanques abandonados, provavelmente fúteis na situação que se encontram, enquanto Del checa uma etiqueta de um soldado da URI que por algum motivo está com uma etiqueta da CGO, seria os Gorásnias? Pode ser que nessa parte nós já tivemos um vislumbre do cooperativo do jogo.

Base da URI.

A cena a seguir é completamente diferente e podemos ver uma floresta de gelo, na qual algumas arvores estão congeladas, indicando condições extremas na área. Esse local provavelmente é o temido Ermos Exteriores.

Ermos Exteriores.

Logo após, acredite ou não, nós encontramos um dos lugares mais fascinantes e icônicos de toda a franquia: A New Hope Research Facility. O corredor no qual Kait e Del estão andando, é o mesmo em qual Marcus e Dom explodiram uma bomba feita pelo Baird para destruir a porta bloqueada por Niles.

New Hope Research Facility está de volta!

Dessa vez protegendo de uma forma mais eficaz vimos a introdução de um novo Scion, com uma aparência fantástica. Esse inimigo usa marretas similares aos Therons. Nesse mesmo trecho vimos então que a marreta será usável e Kait a usa para matar os Juvies que nos dá a confirmação de que também estão de volta.

Marreta será usável no jogo.

Logo após isso, vimos uma referência aos primeiros Gears com uma destruição encantadora em cidades devastadas. O que particularmente lembra muito a Old Town em Halvo Bay no Gears Judgment.

Uma enorme quantidade de novos inimigos que se parecem com os Krylls roubam a cena e podemos apontar várias coisas nesse trecho. Os DeeBees agora estão azuis, o que pode simbolizar que eles são aliados. Mas, após serem consumidos pelas criaturas, eles ficam vermelhos o que nos indicam que agora são ameaças. 

Algo importante a notar é a arma que está nas mãos de Kait. Não está muito claro mas parece ser nova ou pode ser uma versão customizada da Hammerburst que se assemelha bastante.

Azul: Aliado, Vermelho: Ameaça.

Kait é atacada por um inimigo mas ela impõe sua faca e assim mata ele, isso, de alguma forma, nos confirma a volta das execuções com as facas.

Execuções com a faca estão de volta também.

Um dos DeeBees infectados pelo Swarms aparecem em seguida, totalmente transformado e pronto para servir os Swarms. Ele levanta a sua Tri-Shot pronto pra atacar, certamente dará muito trabalho. Vimos que sua aparência é bastante extrema algo que nos recorda com as infecções Lambents nos Locusts como os Gunkers, com um tom grotesco e perturbador.

As infecções dos Swarms nos DeeBees não seria uma alusão as infecções dos Lambents nos Locusts?

No outro trecho, uma cozinha está tomada e infestada por Swarms DeeBees que ainda não notaram a presença da protagonista, Kait está andando sorrateiramente o que nos faz pensar que existirá uma nova mecânica de furtividade.

Um dos infectados notaram a Kait e começam a atacar e dai começa o bom e velho combate clássico da série, que ao vermos cautelosamente, poderemos customizar a Snub com um silenciador. No mesmo trecho vimos que um do DeeBees Swarms foram atingidos na perna mas que ainda continuam rastejando para cima dela.

Furtividade poderá ser uma nova mecânica ao jogo!

O trailer encerra com um momento de tensão de Kait mirando uma Snub para Del, o que pode nos dizer que a mente dela já pode estar sendo controlada por alguém de alguma forma.

Como será que vai acabar essa história?

E isso é tudo. Tendo uma análise sobre isso é provável que a história do Gears 5 será muito mais profunda do que a do quarto jogo, trazendo de volta a atmosfera sombria da série e a profundidade da trilogia original.

Eles estão criando uma nova identidade ao jogo da mesma forma que estão respeitando os saudosistas da franquia. O fato deles focarem na origem dos Locusts já é o suficiente para um grande enredo que pode se desenrolar, mal posso esperar na onde isso vai acabar e liberarem logo a data do BETA do Multiplayer!

LEIA TAMBÉM: O grande plano que a Microsoft tem para transformar Gears of War em seu próximo Halo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.