Se você costuma jogar jogos multiplayer online, com certeza já ouviu alguém falando sobre essa tal de ‘conta smurf‘.
O termo, mais comumente usado em jogos de MMORG e MOBA, refere-se à uma espécie de conta secundária do jogador.
Porém, por trás de contas smurf, sempre existe muito mais do que uma simples outra conta.
O que é (ou pode ser) uma conta smurf?
O fato é que a conta smurf é, na verdade, uma conta de level baixo que é usada por um jogador experiente no jogo em questão. Ou seja, um jogador que já tem uma conta de level alto em dito jogo, mas que quer jogar contra jogadores de level bem mais abaixo do que o seu.
E um jogador pode querer “passear” por patamares mais baixos por diversas razões legítimas e sinceras. Por exemplo: experimentar e aprender um modo de jogo diferente do qual sempre jogou; Aprender a jogar com um novo personagem; Ensinar o jogo para um amigo novato…
O problema mesmo é quando a “voltinha” de certos jogadores pelos andares mais baixos (ou mais altos) é motivada por um ego tóxico. Em outras palavras, quando um jogador experiente cria uma conta smurf para fingir ser novato no jogo e atropelar jogadores inexperientes ou quando ele compra uma conta smurf para participar de eventos restritos à determinados ranks.
E é justamente por causa da frequência com que a tal motivação é guiada pelo ego que a conta smurf é vista com um pé atrás em comunidades gamers.
Afinal, a conta Smurf ignora e bagunça completamente o balanceamento do matchmaking dos jogos. Além disso, nada mais chato do que ser um jogador level 5, que mal saiu do tutorial, e cair contra alguém que já tem diversas horas de experiência no jogo e propositalmente arruína sua experiência não te deixando andar no mapa. 🙁
Como surgiu o nome conta smurf
Anos atrás, dois jogadores de Warcraft II, Geoff Fraizer (Shlonglor) e Greg Boyko (Warp), se tornaram tão bons, mas TÃO bons no jogo, que ninguém mais queria jogar contra eles.
Eles então criaram contas secundárias, com um novo nome in-game, para conseguirem jogar “disfarçadamente”. E de Shlonglor e Warp, Geoff e Greg passaram a ser PapaSmurf e Smurfette.
Porém, como Geoff e Greg eram “famosos”, claro que não demorou muito para a situação ser descoberta.
Foi então à partir da descoberta do “jeitinho” desses jogadores proficientes que o termo conta smurf (ou smurfing) foi adotado pela comunidade gamer, em um misto de piada e termo pejorativo, para designar contas secundárias usadas por jogadores experientes.
Lutamos contra click bait, driblamos comportamento tóxico em jogos multiplayer, economizamos o dinheiro da coxinha para comprar jogos e, acima de tudo, noobamos para que nossos leitores não precisem noobar.